CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO. NORMALMENTE NÃO TEM NARRADOR E NELE PREDOMINA O DISCURSO NA SEGUNDA PESSOA (TU/VÓS). ALÉM DESTE TIPO DE DISCURSO, O TEXTO DRAMÁTICO PRESSUPÕE O RECURSO À LINGUAGEM GESTUAL, À SONOPLASTIA E À LUMINOTÉCNICA.
FORMAS DO GÉNERO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO PODE SURGIR SOB A FORMA DE:
• TRAGÉDIA
• COMÉDIA
• DRAMA • TEATRO ÉPICO
• TEATRO MODERNO
O TEXTO DRAMÁTICO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE TEXTO: -
TEXTO PRINCIPAL - AS FALAS DOS ACTORES, CONSTITUÍDAS POR
• MONÓLOGO – UMA PERSONAGEM, FALANDO CONSIGO MESMA, EXPÕE PERANTE O PÚBLICO OS SEUS PENSAMENTOS E/OU SENTIMENTOS;
• DIÁLOGO – FALAS ENTRE DUAS OU MAIS PERSONAGENS;
• APARTES – COMENTÁRIOS DE UMA PERSONAGEM PARA O PÚBLICO, PRESSUPONDO QUE NÃO SÃO OUVIDOS PELO SEU INTERLOCUTOR.
TEXTO SECUNDÁRIO (OU DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES. É COMPOSTO POR: - PELA LISTAGEM INICIAL DAS PERSONAGENS; PELA INDICAÇÃO DO NOME DAS PERSONAGENS NO INÍCIO DE CADA FALA; - PELAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA EXTERNA DA PEÇA (DIVISÃO EM ACTOS, CENAS OU QUADROS); - PELAS INDICAÇÕES SOBRE O CENÁRIO E GUARDA-ROUPA DAS PERSONAGENS; - PELAS INDICAÇÕES SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS EM PALCO, AS ATITUDES QUE DEVEM TOMAR, OS GESTOS QUE DEVEM FAZER OU A ENTOAÇÃO DE VOZ COM QUE DEVEM PROFERIR AS PALAVRAS…
ESTRUTURA INTERNA E EXTERNA ESTRUTURA EXTERNA – O TEATRO TRADICIONAL E CLÁSSICO PRESSUPUNHA DIVISÕES EM :
* ACTOS - CORRESPONDENTES À MUDANÇA DE CENÁRIOS
* CENAS - EQUIVALENTES À MUDANÇA DE PERSONAGENS EM CENA O TEATRO MODERNO, NARRATIVO OU ÉPICO, PÕE DE PARTE ESTAS REGRAS TRADICIONAIS DE DIVISÃO NA ESTRUTURA EXTERNA ESTRUTURA INTERNA – UMA PEÇA DE TEATRO DIVIDE-SE EM:
* EXPOSIÇÃO – APRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS E DOS ANTECEDENTES DA ACÇÃO
* CONFLITO – CONJUNTO DE PERIPÉCIAS QUE FAZEM A ACÇÃO PROGREDIR
* DESENLACE – DESFECHO DA ACÇÃO DRAMÁTICA
PERSONAGENS CLASSIFICAÇÃO QUANTO À SUA CONCEPÇÃO:
* PLANAS OU PERSONAGENS-TIPO – NÃO ALTERAM O SEU COMPORTAMENTO AO LONGO DA ACÇÃO. REPRESENTAM UM GRUPO SOCIAL, PROFISSIONAL OU PSICOLÓGICO)
* MODELADAS OU REDONDAS – EVOLUEM AO LONGO DA ACÇÃO, AS SUAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS VÃO-SE ALTERANDO E, POR ISSO MESMO, PODEM SURPREENDER O ESPECTADOR. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO:
* PROTAGONISTA OU PERSONAGEM PRINCIPAL
*PERSONAGENS SECUNDÁRIAS * FIGURANTES
PERSONAGENS TIPOS DE CARACTERIZAÇÃO:
* DIRECTA – A PARTIR DOS ELEMENTOS PRESENTES NAS DIDASCÁLIAS, DA DESCRIÇÃO DE ASPECTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS, DAS PALAVRAS DE OUTRAS PERSONAGENS, DAS PALAVRAS DA PERSONAGEM A PROPÓSITO DE SI PRÓPRIA.
* INDIRECTA – A PARTIR DOS COMPORTAMENTOS, ATITUDES E GESTOS QUE LEVAM O ESPECTADOR A TIRAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.
ESPAÇO – O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM. COEXISTEM NORMALMENTE DOIS TIPOS DE ESPAÇO:
* ESPAÇO REPRESENTADO – CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO
* ESPAÇO ALUDIDO – CORRESPONDE ÀS REFERÊNCIAS A OUTROS ESPAÇOS QUE NÃO O REPRESENTADO.
TEMPO
* TEMPO DA REPRESENTAÇÃO – DURAÇÃO DO CONFLITO EM PALCO
* TEMPO DA ACÇÃO OU DA HISTÓRIA – O(S) ANO(S) OU ÉPOCA EM QUE SE DESENROLA O CONFLITO DRAMÁTICO
* TEMPO DA ESCRITA OU DA PRODUÇÃO DA OBRA – ALTURA EM QUE O AUTOR CONCEBEU A PEÇA